As redes sociais são ferramentas importantes aos negócios, pois são usadas por empresas para fortalecer o posicionamento de marca, se comunicar com clientes e vender produtos. É nesse contexto que utilizar o TikTok para vendas se configura como uma estratégia essencial para alavancar resultados.
Mais do que as dancinhas e um aplicativo de entretenimento, o TikTok é um instrumento para potencializar marcas locais e possibilitar vendas online, eliminando barreiras físicas, seja de produtos artesanais a artigos personalizados.
Continue a leitura e saiba como vender seus produtos no TikTok, aproveitar oportunidades de negócio, criar um perfil profissional e usar as ferramentas de impulsionamento!
Dicas de como usar o TikTok para vender
O TikTok é uma rede social nova e em constante evolução. Por isso, é fundamental estar atento às novas possibilidades dentro da plataforma e, principalmente, às tendências e ao comportamento do público que é ideal para o seu negócio.
No entanto, ter uma estratégia de comunicação forte e coerente é ainda mais importante para quem deseja ser reconhecido e saber como vender pelo TikTok.
Na sequência, veja as principais dicas para considerar na hora de produzir seu conteúdo!
Conheça o público-alvo
O primeiro passo é conhecer o público que você deseja atingir. Além do que você vende, é preciso, portanto, saber para quem as criações serão direcionadas.
Isso é essencial para compreender a forma que você vai abordar cada um dos temas que serão trabalhados. Lembrando que produzir vídeos relacionados ao seu produto não basta, é importante conhecer o universo dos seus clientes para se conectar com eles.
Além disso, faça pesquisas sobre como é a atuação de outras empresas e até mesmo de referências de outros nichos. Certamente, você vai passar a ter ideias para utilizar no perfil do seu negócio.
O fato é que, quanto mais você conhecer seu público, melhor vai ser sua capacidade de criar conteúdos relevantes e envolventes.
Tenha uma estratégia de comunicação
Agora que você sabe com quem quer falar, decida que tipo de mensagem quer passar na sua conta do TikTok. Pense em como você pode comunicar os benefícios do seu produto de forma que faça sentido com o público que você deseja interagir.
É importante mencionar que pode ser que algum vídeo viralize (e essa é uma das maravilhas da rede social). E como fazer sucesso no TikTok a partir de um conteúdo viral? Para reter esse público, é preciso ter constância. Para isso, faça um cronograma de conteúdos e esteja continuamente presente na comunidade que você criou.
Vale ressaltar que os usuários preferem ver outras pessoas do lado da tela do que um conteúdo sem personalidade. Se você é artesão ou gerencia seu próprio negócio, reserve um tempo para gravar vídeos e aparecer na frente da câmera. Isso pode ajudar a promover sua marca. A sua personalidade é fundamental para cativar seus seguidores!
Crie conteúdo autêntico
O TikTok é conhecido pela produção de conteúdo autêntico e espontâneo. Então, evite parecer muito comercial ou impessoal em seus vídeos. Seja criativo, mostre a personalidade da sua marca e crie vídeos que envolvam e entretenha seu público. Quanto mais verdade você transparecer, melhor vai ser a comunidade em torno do seu perfil.
Se você produz seus produtos a mão, por exemplo, que tal mostrar o passo a passo do seu processo? Outra dica é fazer vídeos de recomendações sobre como usar os produtos e abordar temas que estejam na margem da questão. Se você vende roupas de brechó, uma ótima ideia é montar looks e mostrar como ficariam no corpo aquelas peças que estão à venda.
Existe uma infinidade de assuntos para serem abordados. Esteja sempre atento aos comentários e ao que seus seguidores querem saber.
Resolva problemas dos usuários
Seja uma solução para os problemas da sua audiência. Crie conteúdo que demonstre como seu produto pode ser aquilo que faltava na vida dos seguidores. Aproveite as ferramentas do TikTok e responda as dúvidas com vídeo, isso é essencial para levar ainda mais pessoas ao seu perfil.
Oferecer conteúdo valioso aos seguidores aumenta a confiança na sua marca. Mostrar seu conhecimento também ajuda nesse processo. Isso pode aumentar as chances de conversão, que é o principal objetivo da estratégia de comunicação.
Engaje seus seguidores
Mostre que você valoriza a opinião deles e que está disposto a ajudá-los. Ao produzir o conteúdo, insira estratégias de call-to-actions (CTAs), ou seja, que incentivem o usuário a realizar ações a partir daquele vídeo. Seja curtir, seguir a página, compartilhar com amigos ou mesmo comentar (sempre faça perguntas direcionadas para obter respostas).
Quanto mais engajamento você tiver, maior será a visibilidade do seu conteúdo.
Fique de olho nas tendências e hashtags
Aproveite as tendências e hashtags populares no TikTok para aumentar a visibilidade do seu conteúdo. Pesquise o que está em alta no momento, como músicas e estilos de edição, e incorpore-os ao conteúdo. Isso ajuda seu vídeo a aparecer para um público mais amplo e aumentar suas chances de viralizar.
Apresente seu produto
Sempre que fizer sentido, mostre seu produto de forma criativa e atraente. Faça demonstrações curtas de como ele é usado, os benefícios que ele oferece ou depoimentos de clientes satisfeitos. Faça com que seu público sinta vontade de experimentar o que você está oferecendo.
Utilize técnicas de storytelling
Uma das principais dicas no TikTok é ser verdadeiro e expor sua personalidade nos vídeos. Outra orientação crucial na hora de desenvolver suas produções é o uso da contação de histórias. Crie narrativas interessantes — quem sabe emocionantes — que conectem sua marca aos desejos e às necessidades do seu público.
Ao despertar sensações em seus seguidores, é mais provável que eles se sintam tocados pelo conteúdo, adquiram o que você está vendendo ou compartilhem seus vídeos de forma espontânea.
Por que o TikTok é uma oportunidade para empreendedores?
O TikTok é uma plataforma que possui grande alcance, com mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Só no Brasil, são 82 milhões. Isso significa que há um público enorme disponível para ser explorado pelos empreendedores.
Além disso, a plataforma tem influência significativa na tomada de decisão dos compradores. De acordo com pesquisa da OnlineDasher, sobre comportamento do consumidor, o TikTok correspondeu a 9,6% dos usuários que fizeram compras em 2022.
Outro ponto importante é que a rede social oferece uma maneira inovadora de criar conteúdos criativos e se conectar com o público. Os vídeos curtos permitem que os empreendedores demonstrem a personalidade da marca de forma divertida e envolvente. Isso pode ajudar a construir uma conexão mais forte com os clientes e potenciais consumidores.
O modo como funciona o algoritmo favorece a viralização dos vídeos. Os usuários não vão assistir apenas aquilo que seguem, pois a plataforma sugere conteúdos de outros perfis a partir dos gostos e comportamentos dentro da rede social. Por isso, é essencial ser constante.
Como fazer um perfil de venda no TikTok?
Para usar um perfil de TikTok para vendas, existem algumas estratégias a se aplicar. O primeiro passo é criar uma conta que represente sua marca ou empresa. Utilize nome de fácil reconhecimento, foto nítida ou logotipo e descrição que explique claramente o que você vende para os potenciais clientes.
Siga todo o processo de criação de conteúdo já abordado, interagindo com seguidores, respondendo comentários e mensagens privadas de forma rápida e atenciosa.
Além das ações próprias e orgânicas, você pode fazer colaborações com outros criadores do TikTok para promover seus produtos, aumentar a visibilidade e gerar mais vendas. Procure outros influenciadores para trabalhar, encontre os nichos e estabeleça parcerias que sejam favoráveis ao seu negócio.
Caso tenha dinheiro para investir em publicidade, você pode alcançar ainda mais públicos e aumentar as vendas por meio do TikTok Ads. O serviço possibilita a criação de anúncios segmentados e direcionados para usuários específicos com base em interesses e preferências.
Como fazer anúncio no TikTok Ads?
Para anunciar, é preciso acessar a página do TikTok for Business, que vai apresentar as informações, os benefícios e as dicas de como promover vídeo no TikTok. Depois, é preciso definir as metas do seu negócio e o público-alvo para que os conteúdos cheguem nas pessoas que você deseja.
Na sequência, você deve criar os anúncios, seja a partir dos próprios vídeos que já possui ou a partir de imagens específicas para conversão. Na sequência, configure sua campanha publicitária, determinando o orçamento e a duração.
Quando estiver no ar, monitore as comunicações e os resultados. Utilize as ferramentas de análise fornecidas pelo TikTok para acompanhar o desempenho e fazer ajustes, se necessário.
Saber como impulsionar no Tiktok pode ser fundamental quando você tem uma verba específica destinada à publicidade dos seus produtos. Se você ainda não tem dinheiro para investir nessa escala, dedique seu tempo para produção de conteúdo orgânico com foco em criar uma comunidade de seguidores engajada.
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